:

Serviços


Warning: Creating default object from empty value in /home/pilatespalves/www/modules/mod_vtem_accordion/helper.php on line 135

Warning: Creating default object from empty value in /home/pilatespalves/www/modules/mod_vtem_accordion/helper.php on line 135

:
Pilates

 O método Pilates, ou Contrologia, é um sistema completo de exercícios sistematizados, criado entre as décadas de 1920 e 1930 por Joseph Hubertus Pilates. Utilizando aparelhos e equipamentos concebidos e construídos a partir das necessidades dos praticantes, o Método Pilates destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade.

O nascimento do Pilates

Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1881, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe.

Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados.

Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou à Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela fez convites a alguns alunos de Joseph Pilates, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do studio na década de 50.

Muitos estudantes de Joseph e Clara Pilates abriram seus próprios studios. Ron Fletcher,(um dançarino de Martha Graham, que estudou com Joseph nos na década de 40), abriu seu studio em Los Angeles, em 1970. Clara ficou fascinada com o trabalho de Ron Fletcher e lhe deu permissão para difundir o nome e o trabalho de “Pilates”. Junto com Carola Trier, Fletcher trouxe inúmeras inovações e avanços para o trabalho de “Pilates”.

A difusão do Método

Muitos dos alunos de Joseph Pilates abriram seus próprios studios e difundiram sua técnica, fazendo também importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates.

O método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates.

 

 

 

RPG

 A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG) é um método revolucionário criado pelo fisioterapeuta francês PHILIPPE EMMANUEL SOUCHARD para a correção de patologias do sistema músculo-esquelético.
PHILIPPE SOUCHARD
Souchard graduou-se em Fisioterapia pela École de Kinesithérapie do Hôpital des Enfants Malades, de Paris, em 1962. Souchard é, desde 1983, presidente da UIPTM - Universidade Internacional de Terapia Manual de Saint-Mont, escola francesa de RPG, que recebeu, em 1996, o selo de qualidade da Federação Francesa de Cinesioterapeutas Reeducadores.
O professor Philippe Souchard é autor de 17 livros, na maioria já traduzidos para Português, Inglês, Alemão, Italiano e Espanhol, tendo dado conferências sobre RPG em mais de 15 países.
Cerca de 6.000 fisioterapeutas de 9 países diferentes foram por ele diplomados em RPG. Souchard (e equipe) ministra cursos de especialização contínua em RPG na Espanha, Bélgica, Itália, Brasil (há mais de 15 anos), Portugal, Canadá, França, Argentina e Suíça.
BASES DA RPG
Partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou um problema no sistema músculo-esquelético, a RPG trata o indivíduo e não a doença, porque cada um de nós tem a sua própria resistência à agressão e sua própria maneira de reagir a ela, muitas vezes adotando padrões individuais para evitar uma dor ou um bloqueio.
O que nos mantém de pé, contra a gravidade, são os músculos estáticos. Para exercer esta função antigravitacional, que requer um estado de contração parcial, os músculos estáticos têm um alto teor de tecido conjuntivo e um tônus elevado. Por isso eles tendem a se tornar hipertônicos, hipoflexíveis e encurtados, especialmente em casos de patologias ou estresse, podendo causar desvios em ossos e articulações.
Para produzir movimento, nós usamos os músculos dinâmicos. Para esta função de aplicar força intermitente, os músculos dinâmicos têm menos tecido conjuntivo e baixo tônus. Daí a tendência a tornarem-se excessivamente flácidos e hipotônicos como, por exemplo, os músculos abdominais de pessoas sedentárias.
Quando um paciente se queixa de uma dor aguda no ombro imediatamente após um acidente, a origem desta dor é clara e um tratamento local, geralmente, é suficiente. Mas um outro paciente pode ter um dos ombros mais elevado para não colocar muito peso sobre um tornozelo torcido do lado oposto. Neste caso, uma cadeia de compensações provavelmente terá começado nos músculos da panturrilha, que aumentaram seu tônus para proteger a articulação do tornozelo, o que, por sua vez, poderá ter aumentado o tônus dos músculos isquiotibiais e dos eretores da coluna, culminando com a elevação do ombro. Se este ombro for mantido permanentemente naquela posição, é possível que o paciente acabe tendo uma dor no ombro. É natural que o fisioterapeuta não espere que o paciente consiga correlacionar a dor de agora com um fato ocorrido há algum tempo. Somente através da RPG o fisioterapeuta pode estabelecer esta conexão entre o sintoma (a dor no ombro) e a causa do problema (a retração da cadeia muscular após a torção do tornozelo).

COMO É A SESSÃO

O fisioterapeuta trabalha com o paciente, contra a patologia. Durante cada sessão, o fisioterapeuta emprega microajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas (de pé, sentada ou deitada).

 

 

 

 

 

 A RPG requer do paciente uma participação muito ativa. Ao longo da sessão, ele trabalha seu corpo, alongando os músculos estáticos ao mesmo tempo em que fortalece os músculos dinâmicos, seguindo a cadeia que está causando a dor e/ou outros problemas.


A duração e a frequência dessas sessões, que são individuais, dependem do problema do paciente.


INDICAÇÕES DA RPG
Pode ser indicada sem limite de idade, para a maioria das patologias do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas, com sintomas de dor, como problemas na coluna vertebral, hérnia de disco, lombalgia, ciática, LER (lesão por esforço repetitivo), lesões articulares e pós-traumáticas, etc.; e também para aquelas sem a presença de dores, como desvio de coluna - por exemplo, escoliose, hipercifose, hiperlordose -, desvios dos pés e dos joelhos, e outras.

 


Av. Bernardino de Campos 230 - Santos /SP  Tel.:(13) 3289-6807 / 3322-6036 / Whats App (13) 997726036